crazy-little-things-blog-sir-realist-andrew-matusik-rene-magritte-01
Sir Realist ~ Editorial René Magritte

O talentoso fotógrafo e artista gráfico Andrew Matusik vem desenvolvendo um trabalho interessante para editoriais de moda envolvendo o Surrealismo.

O artista, que já havia desenvolvido um belo trabalho fazendo uma releitura de Salvador Dalí, empenhou seu talento ao revisitar a obra de René Magritte, um dos mais proeminentes representantes artistas surrealistas.

O editorial, publicado na edição de inverno da Revista Genlux, potencialmente resignifica a obra de Magritte (se a audiência estiver preparada para avaliar o que há para além do editorial em si).

Matusik tem a sensibilidade de usar a mesma modelo para todas as poses, forçando uma personagem recorrente nas obras em que o pintor surrealista se expressava sobre a Condição Humana.

E aqui é preciso explicar que René Magritte era um mestre na organização de uma simbologia dissonante que, de alguma forma, ecoa dentro do espectador como uma verdade anterior, uma espécie de conhecimento inato impresso em cada um de nós.

Enquanto Magritte escondia os rostos da maior parte de seus personagens, fazendo com que qualquer de nós pudesse se identificar com suas obras, Matusik deposita seu discurso gráfico em uma só pessoa, uma musa feminina que faz questão de substituir o Homem que insistia em representar toda a humanidade nas obras de Magritte.

Rico de interpretações, o revisitar de Matusik transcende o clássico editorial para o olho crítico mais treinado e brinca com o imaginário do espectador. Este, por sua vez, se depara com “a Mulher por detrás do Homem”, a criatura que, de fato, é representativa da humanidade a despeito dos séculos de repressão, preconceito e chauvinismo.

A obra de Matusik, se me permitem a hipérbole, esperançosamente marca o tempo de mudança que a mulher e o homem sensatos gostariam de ver ter início: a igualdade da Mulher sem a perda de sua identidade e feminilidade.

A Obra Original ~ René Magritte

Bruno Accioly é redator convidado e gosta de acreditar que a intenção do artista tem tanto mérito quanto a resignificação produzida pelo espectador.

Bruno Accioly
Bruno Accioly é diretor da dotweb.com.br, editor do OutraCoisa.com.br, concebeu a iniciativa aoLimiar.com.br e é co-fundador do Conselho SteamPunk.